5 tendências para degustar em 2012

12 jan

Todo começo de ano sempre vem cheio de listas e previsões e o mercado de vinhos não poderia ser diferente. Aproveitando o embalo, preparei um resumo com as cinco principais tendências anunciadas por diferentes publicações de vinhos (a que inspirou o post está aqui). Entre todas as apostas, ainda é cedo para descobrir o que realmente vai vingar. Por isso, talvez um bom começo seja degustar um pouco dessas tendências e tirar suas próprias conclusões:

1) Consumo de vinhos locais: As constantes campanhas para reduzir a emissão de carbono e incentivar o consumo de produtos cultivados localmente têm se estendido para a indústria do vinho e deve ganhar popularidade em 2012. Uma ótima oportunidade para dar uma chance a um novo vinho nacional.

2) Menor teor de álcool – Os chamados “vinhos do Novo Mundo”, com uvas sobremaduras e alto teor alcoólico, estão perdendo popularidade para opções mais clássicas e elegantes, com teor de álcool abaixo de 14%. Um retorno à tradição, marcado por vinhos mais saborosos e equilibrados.      

3) Borgonha é o novo Bordeaux – Na medida em que os preços dos vinhos de Bordeaux continuam a subir, mais consumidores optam por vinhos da Borgonha. De acordo com este artigo da Bloomberg, a região vem se estabelecendo como a estrela de leilões realizados em todas as partes do mundo, de Nova York a Hong Kong.

4) Vinhos sustentáveis – A evidência do tema sustentabilidade tem levado cada vez mais enólogos a experimentar técnicas naturais de vinificação. A Nova Zelândia está no caminho de se tornar o primeiro país com uma indústria do vinho 100% sustentável em 2012 e os demais países estão seguindo este caminho.

5) Valor – Consumidores continuarão a procurar vinhos com bom custo benefício, que ofereçam valor agregado ao seu preço. Neste sentido, regiões como a América do Sul, Austrália e Espanha devem se destacar. Exemplo: vinhos espanhóis que misturam cepas francesas como Chardonnay e Cabernet Sauvignon com variedades espanholas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: