Primavera cor de rosa!

11 out

A primavera já chegou! E para refrescar o calor que se aproxima, nada melhor do um bom vinho rosé. Ainda pouco popular no Brasil, esse estilo de vinho começou a chegar por aqui nas décadas de 70 e 80. Infelizmente, os primeiros rótulos eram de péssima qualidade, deixando um retrogosto amargo na reputação dos roses até os dias de hoje. Mas quem deixa o preconceito de lado pode se surpreender com uma bebida despretensiosa, leve, fresca e bastante flexível para acompanhar refeições. Entre os rosés mais conhecidos, estão os produzidos na região da Provence, na França. Além deles, Espanha, Itália, Portugal, Chile e Argentina vêm se destacando na produção desse tipo de vinho nos últimos anos.

O rosé é um vinho produzido por meio da maceração de uvas tintas que permanecem menos tempo em contato com as cascas. Nesse caso, o maior desafio dos produtores é equilibrar o frescor e a vivacidade dos vinhos brancos com os aromas intensos e frutados dos tintos. E é exatamente essa característica que torna os rosés um par perfeito para a culinária: eles não são tão leves quanto a maioria dos brancos nem tão complexos como um tinto encorpado. Vale lembrar que devem ser consumidos jovens, (em geral até três anos), bem refrescados, quase como vinhos brancos.

Então, por que não variar um pouco e escolher um rosé na sua próxima compra?  Não sabe por onde começar? Aí vão duas ótimas opções:

Andeluna Malbec Rosé

Elaborado na Argentina pela Andeluna Cellars, que se diferencia das demais vinícolas por sua capacidade de manter a tipicidade da Malbec, dando origem a um vinho fresco e extremamente equilibrado, com aromas delicados de cerejas, framboesas e toques florais. Esses cuidados acabam por diferenciar seus vinhos de vários outros disponíveis no mercado, inclusive em faixas superiores de preço.

Montelpuciano d’Abruzzo Cerasuolo

Da vinícola Vini Farnese, é elaborado com a uva Montelpuciano, típica do sul da Itália, tem aromas intensos e persistentes de frutas vermelhas, principalmente morangos. Fácil de beber, pode ser servido como aperitivo ou acompanhando carnes brancas, queijos, peixes grelhados e sopas de peixe.

ONDE COMPRAR:

Você encontra na importadora World Wine e lojas especializadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: